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Postado por Projeto Aprender on quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Projeto Aprender tem como proposição desenvolver ações voltadas para prática pedagógica,de forma conjunta entre as unidades escolares, que oferecem o curso normal em nível médio, e as que oferecem o ensino fundamental, anos iniciais, da rede pública estadual. O projeto envolverá também toda uma rede de aprendizagem, em regime de cooperação com outras instituições, para compartilhar saberes e práticas, valorizar as relações interpessoais e favorecer o acesso a cultura, nas comunidades escolares envolvidas.


O Parecer nº15/98, da Câmara de Ensino Básico (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE) trata, em seu Capítulo 3, dos fundamentos do novo Ensino Médio brasileiro, configurando-os em três eixos de coerência – o dos valores estéticos, o dos valores políticos e o dos valores éticos – e organizando-os sob os registros da sensibilidade, da igualdade e da identidade.


No texto cada um dos eixos aparece relacionado a um domínio da dimensão pessoal. A estética da sensibilidade pertenceria ao domínio do aprender a fazer, a política da igualdade ao domínio do aprender a conhecer e conviver e a ética da identidade ao domínio do aprender a ser.


As atividades desenvolvidas no projeto oportunizará a esses alunos e professores , perceber, vivenciar, na prática social e profissional, os valores-eixos que fundamentam um processo ensino-aprendizagem, que busca a formação do ser humano integral, através da sua relação cotidiana com o futuro ambiente de trabalho, com alunos e professores, com a toda a comunidade escolar.


Assim a escola amplia, abre seu espaço social e, nele, as possibilidades de convívio, de partilha, de circulação de saberes e de práticas, ao fazer as necessárias articulações para fortalecer e multiplicar as possibilidades de relacionamentos, de partilhas, de permutas.

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Postado por Projeto Aprender on terça-feira, 23 de setembro de 2008


O Projeto Aprender - Tecendo Redes de Aprendizagem Social , é direcionado aos alunos do Curso Normal em Nível Médio. O Projeto Aprender tem como proposição desenvolver ações voltadas para prática pedagógica,de forma conjunta entre as unidades escolares, que oferecem o curso normal em nível médio, e as que oferecem o ensino fundamental, anos iniciais, da rede pública estadual.


O projeto envolverá também toda uma rede de aprendizagem, em regime de cooperação com outras instituições, para compartilhar saberes e práticas, valorizar as relações interpessoais e favorecer o acesso a cultura, nas comunidades escolares envolvidas.O Parecer nº15/98, da Câmara de Ensino Básico (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE) trata, em seu Capítulo 3, dos fundamentos do novo Ensino Médio brasileiro, configurando-os em três eixos de coerência – o dos valores estéticos, o dos valores políticos e o dos valores éticos – e organizando-os sob os registros da sensibilidade, da igualdade e da identidade.


No texto cada um dos eixos aparece relacionado a um domínio da dimensão pessoal. A estética da sensibilidade pertenceria ao domínio do aprender a fazer, a política da igualdade ao domínio do aprender a conhecer e conviver e a ética da identidade ao domínio do aprender a ser.As atividades desenvolvidas no projeto oportunizará a esses alunos e professores , perceber, vivenciar, na prática social e profissional, os valores-eixos que fundamentam um processo ensino-aprendizagem, que busca a formação do ser humano integral, através da sua relação cotidiana com o futuro ambiente de trabalho, com alunos e professores, com a toda a comunidade escolar.Assim a escola amplia, abre seu espaço social e, nele, as possibilidades de convívio, de partilha, de circulação de saberes e de práticas, ao fazer as necessárias articulações para fortalecer e multiplicar as possibilidades de relacionamentos, de partilhas, de permutas.

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Postado por Projeto Aprender on quarta-feira, 17 de setembro de 2008
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